quinta-feira, 26 de junho de 2008

Lançamento do ProJovem Urbano e ProJovem Adolescente

Hoje, quinta-feira (26), a partir das 16h, a prefeita Luizianne Lins lança oficialmente, no auditório de seu Gabinete (Av. Luciano Carneiro, 2235, Vila União), os programas de Inclusão de Jovens – ProJovem Urbano e ProJovem Adolescente. Além da prefeita, estarão presentes na ocasião, a Secretária Municipal de Assistência Social, Elaene Rodrigues; o Coordenador de Políticas para Juventude da Prefeitura de Fortaleza, Afonso Tiago; a coordenadora do ProJovem Adolescente, Danielle Cláudio; e o coordenador do ProJovem Urbano, Paulo Roberto.

Em Fortaleza, o ProJovem Urbano deve atender inicialmente 4 mil jovens com idade entre 18 e 29 anos que saibam ler e escrever. Já o ProJovem Adolescente atenderá 2 mil jovens, entre 15 e 17 anos, de famílias beneficiárias pelo Bolsa Família ou em situação de vulnerabilidade e risco sociais e que estejam freqüentando as aulas do ensino regular, com no máximo dois por família.

Em nível nacional, a gestão dos Programas se desenvolve articuladamente entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, MDS, e a Secretaria Nacional de Juventude. Em Fortaleza, a parceria é entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Coordenadoria de Políticas para Juventude.

ProJovem Urbano - O objetivo do Projeto Urbano é a elevação do grau de escolaridade, visando à conclusão do Ensino Fundamental, qualificação profissional e o desenvolvimento de ações comunitárias e exercício da cidadania. Na primeira fase do ProJovem Urbano, estão sendo ofertadas 4 mil vagas para jovens de 18 a 29 anos que residem nas áreas das Secretarias Executivas Regionais V e VI. As matrículas seguem até o dia 15 de agosto. As vagas para os interessados das demais Regionais serão abertas no segundo semestre.

ProJovem Adolescente - A proposta do ProJovem Adolescente é estimular a convivência social e a participação cidadã, além de dar orientações para o mundo do trabalho. As ações do Programa têm como foco principal cursos e oficinas nas áreas da cultura, esporte e lazer. Mas, temas como juventude, saúde e meio ambiente serão tratados de forma transversal

Nenhum comentário: