segunda-feira, 26 de abril de 2010

Oficina de chocolate



Os jovens da Escola José Ramos Torres de Melo ( Avenida Abolição, 3985- Mucuripe) participaram, no dia 19 de abril, de uma oficina de chocolate, ministrada pelo professor Vanderley. A oficina fez parte da aula prática do arco profissional de Alimentação.

ProJovem Urbano lança arco de Vestuário






O Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem Urbano Fortaleza ofereceu no dia 19 de abril um café da manhã de lançamento do Arco de Vestuário, nova opção de Qualificação Profissional Inicial para os jovens matriculados no Programa em 2010. O evento aconteceu no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Para debater as temáticas de “Moda, Mercado e Inclusão”, foram convidados a Miss Ceará 2008, Vanessa Vidal, o deputado Federal Eudes Xavier, o coordenador pedagógico do ProJovem Urbano, Paulo Roberto Silva, a assessora Especial de Juventude, Carla Elisa trindade, o diretor geral do IFCE, Antônio Moisés Filho, e o diretor do CPQT, Edson Almeida. Após o debate, houve uma exposição antecipatória das atividades que os jovens do Programa irão desenvolver ao longo do curso, que tem o objetivo de dar noções básicas de costura, reparação e customização de roupas.

ProJovem Urbano prorroga matrículas até o dia 17 de maio

As matrículas para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem Urbano Fortaleza foram prorrogadas até o dia 17 de maio. Podem matricula-se jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e ainda não tenham concluído o Ensino Fundamental. O ProJovem Urbano oferece Formação Básica, Qualificação Profissional Inicial e atividades de Participação Cidadã.

O curso tem duração de 18 meses, durante os quais o jovem que apresenta freqüência efetiva recebe uma bolsa mensal de 100 reais. As aulas teóricas acontecem no período da noite, nas escolas municipais. Para a realização das atividades práticas, o Projovem Urbano realiza parcerias com o Instituto Federal de Educação Tecnológica do Ceará (IFCE) e com a Universidade Federal do Ceará (UFC). Os cursos oferecidos pelo programa são Alimentação, Construção e Reparos, Metalmecânica, Telemática, Turismo e, a partir deste ano, Vestuário.

Em Fortaleza, o Programa do Governo Federal é executado desde 2005 em parceria com a Prefeitura Municipal. O ProJovem Urbano tem como prioridade a inclusão dos jovens na cidadania, a ampliação do acesso à cultura e a qualificação profissional em formação inicial. Ao final de 18 meses, os jovens aprovados recebem certificado de conclusão do Ensino Fundamental e de Qualificação Profissional Inicial.

Serviço:
Matrículas do ProJovem Urbano
Dúvidas e informações: 0800-722-7777/ 3227-2843
Documentos para matrícula- Original e cópia de documento de identidade com foto;
- Comprovante de endereço;
- Certificado de escolaridade.

terça-feira, 13 de abril de 2010




Olha, eu nunca me senti tão feliz!”, disse Ivone da Silva Xavier, mãe de um dos concludentes do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano) durante a formatura do filho na última sexta-feira, 09, no Ginásio Aécio de Borba. Francisco Tarsiano, aos 23 anos, recebeu o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e de Qualificação Profissional Inicial em Telemática depois de ter ficado quase cinco anos sem estudar. “Eu gostei muito! Aprendi muita coisa com o ProJovem”, afirma.


Outros 1.400 jovens também tiveram muito o quê comemorar na última sexta-feira. Depois de 18 meses de curso, estudando conteúdos correspondentes à educação básica e à formação profissional e participando de atividades comunitárias, os jovens da primeira turma do Projovem Urbano em Fortaleza puderam festejar sua vitória. O ginásio ficou lotado. Nas arquibancadas, amigos e familiares assistiam à cerimônia enquanto, no interior da quadra de esportes, alunos, professores e coordenadores do Programa celebravam suas conquistas.


O secretário Municipal de Juventude, Afonso Tiago de Sousa, esteve presente e parabenizou os jovens por mais essa conquista, pela superação de mais uma etapa em suas vidas. “Parabenizo também os professores que incentivaram vocês (jovens), que deram esse sentimento para vocês. Espero que levem consigo esse sentimento e as amizades que construíram”, acrescenta, deixando um recado para a juventude, “A gente faz parte de uma cidade, faz parte de um mundo, e depende de vocês, de nós, mudar a situação em que vivemos”.


O ProJovem Urbano contribui para a mudança que queremos ver em nossa cidade. “O Programa existe a serviço da juventude fortalezense e vai até onde o jovem está”, afirma Paulo Roberto Silva, coordenador pedagógico do ProJovem.


O Programa é executado em Fortaleza desde 2008 pela Prefeitura Municipal em parceria com o Governo Federal que, entre os anos de 2005 e 2009, executaram também o ProJovem Original. Durante estes cinco anos de atuação do Programa, 25 mil jovens fortalezenses já passaram pelo ProJovem e tiveram uma porta de acesso à educação, ao trabalho e a cidadania.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Aula no Laboratório Móvel










Jovens participam de aula em Laboratório Móvel.