Em Fortaleza, os jovens da primeira turma do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano) encerraram as atividades de Participação Cidadã na última quarta-feira, 24 de março, às 19h, no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA) Che Guevara. Durante o evento, foi exibido um curta-metragem sobre o ProJovem Urbano produzido em parceria com a Casa Brasil pelos jovens que fazem parte do Programa.
“O evento representou um momento de reflexão e discussão sobre o projeto político pedagógico do Programa, especialmente no que diz respeito à participação dos jovens enquanto cidadãos do mundo, mas atuantes na comunidade”, explica Eliane Ramos, coordenadora de Participação Cidadã do ProJovem Urbano. Estiverão presentes durante o encerramento, a coordenação municipal do ProJovem Urbano, o secretário Municipal de Juventude, Afonso Tiago de Sousa, e jovens do Programa.
O ProJovem Urbano tem como prioridade a inclusão dos jovens na cidadania, a ampliação do acesso à cultura e a iniciação profissional e, para isso, desenvolve ações em três eixos: Formação Básica, Qualificação Profissional e Participação Cidadã. “Durante a Participação Cidadã, fazemos momentos de discussão sobre temas de interesse dos jovens, como drogas, gênero etc., e também viabilizamos momentos de fruição cultural, levando o jovem a participar da agenda cultural e também política da cidade”, afirma Eliane. Além disso, os jovens elaboram projetos voltados para a comunidade em que vivem, estudam e trabalham.
Nenhum comentário:
Postar um comentário