sexta-feira, 26 de março de 2010

PROJOVEM URBANO FORTALEZA AVALIA ATIVIDADES DA PARTICIPAÇÃO CIDADÃ





Em Fortaleza, os jovens da primeira turma do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano) encerraram as atividades de Participação Cidadã na última quarta-feira, 24 de março, às 19h, no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA) Che Guevara. Durante o evento, foi exibido um curta-metragem sobre o ProJovem Urbano produzido em parceria com a Casa Brasil pelos jovens que fazem parte do Programa.

O evento representou um momento de reflexão e discussão sobre o projeto político pedagógico do Programa, especialmente no que diz respeito à participação dos jovens enquanto cidadãos do mundo, mas atuantes na comunidade”, explica Eliane Ramos, coordenadora de Participação Cidadã do ProJovem Urbano. Estiverão presentes durante o encerramento, a coordenação municipal do ProJovem Urbano, o secretário Municipal de Juventude, Afonso Tiago de Sousa, e jovens do Programa.

O ProJovem Urbano tem como prioridade a inclusão dos jovens na cidadania, a ampliação do acesso à cultura e a iniciação profissional e, para isso, desenvolve ações em três eixos: Formação Básica, Qualificação Profissional e Participação Cidadã. “Durante a Participação Cidadã, fazemos momentos de discussão sobre temas de interesse dos jovens, como drogas, gênero etc., e também viabilizamos momentos de fruição cultural, levando o jovem a participar da agenda cultural e também política da cidade”, afirma Eliane. Além disso, os jovens elaboram projetos voltados para a comunidade em que vivem, estudam e trabalham.


Jovens fazem caminhada pela paz no Autran Nunes






Os alunos do núcleo Dolores Alcântara, do ProJovem Urbano, deram início a primeira atividade de PLA no dia 12 de março com a temática "A Juventude pela Paz". Os jovens do Programa participaram de uma caminhada na comunidade do Autran Nunes junto com professores e moradores do bairro. Durante a atividade, os jovens foram acompanhados por um carro de som que irradiava mensagens dos estudantes e músicas sobre paz. Foram distribuídos panfletos, pombinhas da paz e balões brancos.

terça-feira, 23 de março de 2010

Jovens participam de aulão de Construção e Reparos






O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) realizou, no último dia 13, um “aulão” do Arco Ocupacional de Construção e Reparos I. Os jovens do programa participaram de atividades práticas com o objetivo de desenvolver técnicas de pintura, ladrilhos e reparações da construção civil. A aula aconteceu no CSU Adauto Bezerra (Rua 69, 2ª etapa – José Walter).

As aulas práticas permitem que os jovens desenvolvam todas as técnicas da Qualificação Profissional no espaço que utilizam, trabalhando assim aspectos de cidadania e de organização juvenil.


Projovem Urbano avalia atividades da Participação Cidadã


Os jovens da primeira turma do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano) encerram as atividades de Participação Cidadã nesta quarta-feira (24), às 19h, no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA) Che Guevara (Av. Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará). Durante o evento, será exibido um curta-metragem sobre o ProJovem Urbano produzido, em parceria com a Casa Brasil, pelos jovens que fazem parte do programa em Fortaleza.

“O evento será um momento de reflexão e discussão sobre o projeto político pedagógico do programa, especialmente no que diz respeito à participação dos jovens enquanto cidadãos do mundo, mas atuantes na comunidade”, explica Eliane Ramos, coordenadora de Participação Cidadã do ProJovem Urbano. Estarão presentes durante o encerramento, a coordenação municipal do ProJovem Urbano, o secretário Municipal de Juventude, Afonso Tiago de Sousa, e jovens do programa.


O ProJovem Urbano tem como prioridade a inclusão dos jovens na cidadania, a ampliação do acesso à cultura e a iniciação profissional e, para isso, desenvolve ações em três eixos: Formação Básica, Qualificação Profissional e Participação Cidadã. “Durante a Participação Cidadã, fazemos momentos de discussão sobre temas de interesse dos jovens, como drogas, gênero etc., e também viabilizamos momentos de fruição cultural, levando o jovem a participar da agenda cultural e também política da cidade”, afirma Eliane. Além disso, os jovens elaboram projetos voltados para a comunidade em que vivem, estudam e trabalham.

MATRÍCULAS ABERTAS EM 2010

As matrículas do Projovem Urbano estão abertas até o dia 12 de abril nas seis Secretarias Executivas Regionais (SERs) de Fortaleza. São oferecidas sete mil vagas direcionadas aos jovens entre 18 e 29 anos que não tenham concluído o Ensino Fundamental e que saibam ler e escrever. Confira os locais de matrícula no site da Coordenadoria de Juventude (www.fortaleza.ce.gov.br/juventude) ou pelo telefone 0800-722-7777.

Serviço:

Encerramento das atividades de Participação Cidadã do ProJovem Urbano

Data: quarta-feira (24 de março)

Horário: a partir das 19h

Local: CUCA Che Guevara (Av. Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará)

Estão abertas as matrículas para o Projovem Urbano


As matrículas do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) tiveram início no dia 1º de março e se estendem até o dia 12 de abril nas seis Secretarias Executivas Regionais (SERs) de Fortaleza. São oferecidas sete mil vagas direcionadas aos jovens entre 18 e 29 anos que não tenham concluído o Ensino Fundamental e que saibam ler e escrever.


Os jovens matriculados no Projovem Urbano têm acesso à formação básica, qualificação profissional, participação cidadã e ainda fazem parte da confecção de jornais feitos para estimular a participação juvenil e a cultura. Além disso, ao longo do curso, os jovens que apresentarem freqüência efetiva recebem uma bolsa mensal no valor de R$ 100.


As opções de qualificação profissional ofertadas são: Alimentação, Construção e Reparos, Metalmecânica, Telemática, Turismo e, a partir deste ano, Vestuário.


Os cursos de Qualificação Profissional do Projovem Urbano são escolhidos de acordo com as demandas do município. Para a realização das atividades práticas, o Projovem Urbano realiza parcerias com o Instituto Federal de Educação Tecnológica do Ceará (IFCE) e com a Universidade Federal do Ceará (UFC).


SOBRE O PROJOVEM


O ProJovem Urbano tem como prioridade a inclusão dos jovens na cidadania, a ampliação do acesso à cultura e a qualificação profissional em formação inicial. Ao final de 18 meses, os jovens aprovados recebem certificado de conclusão do ensino fundamental e de qualificação profissional inicial.


Em Fortaleza, o Programa do Governo Federal é executado desde 2005 em parceria com a Prefeitura Municipal.

Serviço:
Matrículas do ProJovem Urbano

Dúvidas e informações: 0800-722-7777/ 3227-2843

Documentos para matrícula

- Original e cópia de documento de identidade com foto;- Comprovante de endereço;

- Certificado de escolaridade.

Confira os Locais de matrícula no site da Coordenadoria de Juventude (www.fortaleza.ce.gov.br/juventude)