quinta-feira, 17 de julho de 2008

Segunda edição dos jornais

Caros educadores,


Criamos algumas orientações para o processo da segunda edição dos jornais partindo de uma avaliação do primeiro número. São elas:

• Deve-se contemplar os gêneros textuais que compõem o jornal para que os alunos se apropriem no processo de confecção do jornal de uma quantidade maior de gêneros e para que jornal fique mais atrativo para o leitor.
• É importante contemplar uma diversidade maior de temáticas para não termos repetições de temas e matérias já batidas em outros jornais, como: drogas, violência, paz, etc. As temáticas que estão sendo trabalhados no núcleo devem ser contempladas também, para que o jornal não fique descontextualizado da realidade do núcleo.
• Não podemos esquecer que o jornal é um espaço de mídia alternativa para divulgar das idéias dos jovens. Quando se publica textos que já existem está sendo desperdiçada a oportunidade de estimular nesses jovens o gosto pela escrita e pela leitura, sufocando assim a sua autoria no processo.
• Atente para o fato de que não é adequeado para a proposta do jornal publicar textos que já existem, mesmo eles sendo levados como contribuição dos alunos, prevenimos também que essas ações vão de encontro aos Direitos Autorais e podem ocasionar penalidades judiciais.
• É importante saber que editorial não tem assinatura, fotos, e/ou identificação de quem o escreveu. A autoria é do jornal, merecendo assim toda a atenção, cautela e bom gosto na escolha do texto, ele deve expressar o pensamento do jornal, visto que ele é um convite para a leitura do mesmo.
• A terceira página do jornal é a que mais chama a atenção do leitor, devendo ser a mais atrativa.Nela pode constar os textos que sejam associados à desenhos

Padrões de Diagramação

• Na linha abaixo da logomarca (arte do jornal) deverá conter apenas:
1. Nome do jornal;
2. Estação;
3. Núcleo;
4. Fortaleza – CE;
5. Agosto – 2008;
6. Nº 02.

• Todas as produções deverão ser identificadas com o nome do aluno e turma, ele será o responsável pelo que escreve.

• No expediente deve conter:

1. Estação
2. Núcleo
3. Editoração Eletrônica: (nome do aluno ou professor)
4. Digitação: (nome do(s) digitador (es))
5. Dinamização: (Professor (a) Coordenador(a) do jornal)
6. Colaboradores: (quem trabalhou no jornal - organização)
7. Coordenador do Projeto Comunica Projovem (nome)

Lembrando que a data limite para a entrega dos jornais no Comunicação e Cultura será dia 31/07.

Um comentário:

ProJovem - Núcleo Contim Portella disse...

Olá! Gostei bastante do conteúdo do Blog e das idéias.

Faço parte do Projovem de Criciúma-SC, e acharia interessante, a publicação dos trabalhos dos jovens na confecção do jornal por aqui.

Adicionei vocês em nosso blog: www.projovemcriciumacp.blogspot.com

Abs,

Profª Daniela - Ciências da Natureza