quinta-feira, 17 de julho de 2008

Informes sobre o período eleitoral e ProJovem Urbano.

Caros(as) Educadores (as),

Nesse momento, quando entramos na última Unidade Formativa do ProJovem e estamos em procedimentos de implementação do ProJovem Urbano, precisamos sintonizar ao máximo a comunicação e as ações para assegurar o direito de inclusão dos jovens, proporcionado por essa política pública, num clima de segurança e tranqüilidade. Diante disso, consideramos necessário socializar algumas informações e reafirmarmos alguns combinados.

1. Sobre o período eleitoral:
Orientamos a todos(as) que fazem o ProJovem Fortaleza para que adotem uma postura ética e zelem, com rigor, a legislação. E afirmamos que no âmbito do trabalho na administração pública municipal é proibida qualquer conduta que afete a igualdade de condições dos candidatos, conforme a legislação eleitoral.

2. Sobre a Unidade Formativa IV
Estaremos vivendo um momento de instabilidade, diante da reorganização das turmas e redução do quadro de educadores que estarão dedicados a essas atividades. É importante que todas as pessoas envolvidas sejam sensibilizadas para contribuir num esforço conjunto de minimizar os impactos dos ajustes que estamos fazendo nesse momento. Por outro lado, é o tempo de sínteses e de fechamento do processo formativo do curso, para o que estamos encaminhando algumas orientações, em anexo.

3. Sobre as avaliações dos educadores
Estamos em fase de conclusão da avaliação realizada em torno do trabalho dos docentes. Para isso levantamos um conjunto de informações dos jovens, educadores, coordenações e da gestão de recursos humanos, como base, a partir da qual procuramos fazer algumas inferências acerca do trabalho individual Sabemos que se trata de um recorte parcial e muitas vezes passional, e sujeito a falhas, mas que mesmo assim nos dão alguns indicativos do desempenho de cada profissional. Os resultados desse processo serão informados às coordenações de estações e fornecidos individualmente a cada educador e se constituirão informações importantes na orientação de intervenções da coordenação, bem como de classificação para lotação no ProJovem Urbano, como combinado anteriormente. Aproveitamos a ocasião e parabenizamos a todos(as) os(as) educadores(as) que fazem o Programa pelo elevado índice de desempenho presente nos vários quesitos das avaliações tanto dos jovens, quanto das coordenações.



4. Sobre o ProJovem Urbano
Estabelecemos uma condição provisória de gestão dos recursos humanos, através de aditivo ao convênio com a ABBEM, até dezembro de 2008, que será sucedido de processo de seleção pública, para gestão do ProJovem Urbano, a partir de janeiro de 2009. Portanto, todos permanecemos com o vínculo empregatício com essa instituição, podendo haver alguma mudança somente, a partir de janeiro de 2009.
Estaremos compondo uma equipe de coordenação e educadores que serão lotados, provisoriamente, para garantir o funcionamento da primeira Unidade do Programa, devendo haver processo definitivo de lotação destes, e demais profissionais necessários, a partir de janeiro de 2009. Nessa ocasião, terão prioridade de lotação os portadores de deficiência e os selecionados na primeira etapa do ProJovem Urbano.
Estamos encaminhando o maior número possível de educadores do atual quadro do Programa para férias, no período de 18 de agosto a 01 de setembro, de modo que possam manter o ProJovem Urbano funcionando com interrupção de somente 15 dias durante o mês de dezembro, quando terão um novo período de férias. Aos demais profissionais serão concedidos 30 dias de férias em dezembro/2008.
A concessão de férias, nesse momento, não significa necessariamente que esses profissionais serão lotados nessa primeira etapa do ProJovem Urbano. A lotação será feita em função da demanda, que poderá necessitar de quantidade diferente de profissionais, para mais ou menos.
A definição de quem sairá de férias e participará da formação inicial nesse primeiro momento, bem como de quem será lotado no ProJovem Urbano levará em conta os resultados da avaliação, mas também as condições de funcionamento dos núcleos atuais do ProJovem, assegurando a permanência de uma quantidade mínima de educadores por núcleo de origem, independentemente dos resultados da avaliação.
Por fim, afirmamos que a permanência nos núcleos atuais do ProJovem ou a lotação nessa primeira etapa do ProJovem Urbano não representam necessariamente vantagens ou perdas. A segurança de continuidade no Programa depende da manutenção dos postos de trabalho gerados, bem como da criação de novos, resultantes, por um lado, do esforço coletivo no bom desenvolvimento do Programa; e por outro, da capacidade de mobilização de jovens para o ProJovem Urbano, abalada nesse momento de campanha eleitoral pelas limitações de publicidade. Lembramos ainda, que embora estejamos planejando ações para serem executadas ao longo de 03 anos, a atual gestão municipal tem gerência somente pelo que está previsto até o final de 2008, no âmbito da atual administração.
Diante disso, solicitamos, mais uma vez, o empenho, a paciência e a solidariedade de todos(as), nesse momento de transição em que precisamos concluir o ProJovem e iniciar o ProJovem Urbano, com o compromisso cuidadoso na garantia do direito dos jovens, fazendo permanecer uma marca que nos acompanhou ao longo do Programa.

Fortaleza, 17 de julho de 2008.

Coordenação Municipal

Nenhum comentário: