quinta-feira, 17 de julho de 2008

Orientações para a Unidade Formativa IV

Caros Educadores (as),

Estamos iniciando a última unidade formativa do curso e esse é um momento de síntese, quando precisamos assegurar o fechamento de alguns processos. É necessário fazer um balanço considerando o desenvolvimento de cada jovem, a fim de identificar que conhecimentos e saberes, indispensáveis para esse nível de formação, precisam, ainda, ser garantidos nessa Unidade.

Recomendamos que retornem à orientação anteriormente fornecida sobre competências mínimas exigidas no exame final, para cada área do conhecimento, e insistimos na relevância do letramento e da solução de problemas utilizando as operações fundamentais da matemática, como conhecimentos prioritários.

Também insistimos no trabalho integrado, de modo que as diversas atividades componham uma unidade significativa de aprendizagens ultrapassando os limites das disciplinas e dos quadros de horários. No sentido proposto, essas atividades vêm significar e não competir com os conhecimentos básicos das áreas específicas, constituindo-se uma base para a outra e não algo a mais que precisa de outro tempo e lugar.

Nessa unidade, temos a oportunidade de desenvolver diversas atividades complexas que demandam ação integrada e que precisam, na medida do possível, ser desenvolvidas articuladamente:

Na Ação Comunitária, temos a execução dos PLA´s, cujas temáticas estão bastante relacionadas aos temas integradores (violência urbana, drogas, meio-ambiente, desemprego juvenil...);

Teremos a produção do último número do jornal, que deverá trazer cada vez mais a autoria dos jovens, como um exercício de registro, reflexão e sistematização em torno das diversas temáticas e atividades desenvolvidas no cotidiano dos núcleos e comunidades e ainda no contexto do debate sobre comunicação a oficina de comunicação popular (soltando o verbo), no dia 02/08/2008;

Na Qualificação Profissional temos a formação dos arcos, que pode se constituir em mote para as áreas da educação básica, ao mesmo tempo em que demanda destas conhecimentos específicos. O desafio é identificar essas interseções e tratá-las conjuntamente, desde o planejamento;

Temos proposto a intensificação do processo de organização dos jovens, que vai da revisão das representações de turmas e núcleos, à composição dos fóruns, culminando no Seminário “Movimentos Sociais e Juventude”, em 20/08 e no Encontro Municipal de Fóruns, previsto para 17/09/2008;

Por fim, temos, o projeto “Juventude, Arte e Cidadania” que irá consistir num conjunto de ações de formação em arte para jovens e educadores; na organização de grupos artísticos do ProJovem; na articulação com grupos locais; e na realização de eventos, culminando na “Mostra de Artes e Saberes da Juventude”, no final de setembro, que tem as seguintes metas:

Formação de 15 educadores e 60 jovens, em oficinas de arte-cultura (produção de instrumentos musicais; musicalização; dança e teatro);

03 grupos com 20 jovens e 05 educadores em cada, com foco nas atividades citadas;

Sensibilização e formação em arte-educação de 300 educadores;

Mostra de artes e saberes da juventude. Evento artístico-cultural de socialização de saberes diversos desenvolvidos ao longo do Programa e de atividades artísticas, com eventos por estação juventude e municipal.

Coordenação Municipal

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