quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Confira mais fotos da Semana da Qualificação Profissional

Vicente Fialho


Maria Odnilra



Infant Rosalina


quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Confira as últimas notícias do Polo 2


O Blog do polo 2 do ProJovem Urbano Fortaleza está com novidades. Confira as últimas notícias sobre as atividades de Formação e Qualificação Profissional realizadas pelas jovens e educadores das escolas que fazem parte do polo, acesse: Blog P.U. Fortaleza Polo 2

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Blogs do Projovem na Semana da Qualificação Profissional


clique na imagem para ampliar

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Pojovem faz visita ao Aeroporto Pinto Martins

Como parte das atividades da Semana da Qualificação Profissional, os alunos dos núcleos Herondina Cavalcante, Estanislau Façanha e Infant Rosalina participaram de visita técnica ao Aeroporto Internacional Pinto Martins. Durante a atividade, os qualificadores abordaram as funções básicas do guia de turismo, além da estrutura do aeroporto. Confira as fotos da visita abaixo.

Na próxima semana, o núcleo Infant Rosalina participa ainda de duas práticas de coquetel, para encerrar a Semana de Qualificação Profissional.

Aula de Alimentação na semana da QP

Os alunos do núcleo Otávio de Farias participaram ontem de aula prática do arco ocupacional de Alimentação como parte das atividades da semana de Qualificação Profissional. A receita escolhida foi uma lasanha feita com pão de forma, prática e rápida de fazer. Confira as fotos da aula e a receita abaixo.


Lasanha de Pão de Fôrma sem casca
Ingredientes:
1 pão de forma sem casca
½ kg presunto fatiado
½ kg mussarela fatiada
parmesão ralado a gosto
1 lata creme de leite sem soro
2 latas leite
2 colheres de sopa de amido de milho(maisena)
Molho pronto de tomate
1 pitada sal
1 cebola ralada
1 colher de sopa de margarina

Modo de preparo:
Comece pelo molho: coloque em uma panela a cebola ralada com a margarina e de ixe dourar,acrescente o leite com a maisena diluida mexa sem parar até formar um creme consitente ao final apague o fogo e acrescente o creme de leite.Unte o refratário com margarina, cubra o fundo do refratário com fatias de pão, regue com o molho até o nível da fatia e coloque por cima metade do queijo e do presunto. Faça outra camada com o pão, regue novamente com o creme e coloque o molho pronto de tomate e o restante dos frios. Finalize cobrindo com o restante dos pães, regue com o restante do molho também fatias de queijo mussarela ou coalho ralado no ralo grosso. Leve ao forno quente (180º) para gratinar.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

ProJovem Urbano Fortaleza participa da Mostra, Jovem!


O ProJovem Urbano Fortaleza participa da 1ª Mostra de Produções do ProJovem Urbano - Mostra, Jovem! - que acontece no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília nos próximos dias 11 e 12 de agosto. O evento faz parte das comemorações do Dia Internacional da Juventude, celebrado no dia 12 de agosto, e conta com sessões de diferentes gêneros teatrais, música, dança, artes circenses, esquetes, entre outras apresentações, além de oficinas de debate sobre produção artística, palestras e seminários para os professores.

O objetivo da Mostra Jovem é proporcionar a interação e a troca de experiências entre os jovens que participam do Programa nos diversos estados do País onde o ProJovem Urbano é executado, além de possibilitar que os jovens expressem sua criatividade. A exposição também será aberta à participação dos alunos egressos do ProJovem Original.

Os jovens do ProJovem Urbano Fortaleza apresentam a peça teatral “O Pau de Santo Antônio” e os Fanzines e Jornais produzidos durante o Programa. Confira as Sinopses:

1. Peça teatral “O Pau de Santo Antônio”

A peça teatral “O Pau de Santo Antonio” foi produzida por ocasião de uma atividade interada do tema “Juventude e Cultura” e apresentada numa feira cultural do núcleo.

A peça retrata uma tradicional festa da cidade de Barbalha, focando a fé popular, a tradição, o folclore e a alegria do povo cearense. As cenas mostram a procissão de Santo Antônio e a lenda do “Pau de Santo Antônio”, segundo a qual todas as moças solteiras que buscam um casamento ao tocar no tronco da árvore, conhecido mais como o “Pau de Santo Antônio”, se casarão em breve. Com muito humor os alunos retratam este costume da cultura popular do interior de nosso Estado.

2. Fanzines e Jornais

Fanzines e jornais são estratégias de educação e comunicação utilizadas no ProJovem Urbano de Fortaleza, desde o início do Programa, com o duplo objetivo de proporcionar experiências significativas com a língua escrita e do exercício ativo da comunicação, situando os jovens como sujeitos comunicantes, possibilitando que sua voz chegue aos seus pares e à sua comunidade, de modo geral.

As Oficinas de Fanzine são uma estratégia para habilitar os jovens do Programa a se perceberem como agentes de comunicação, sendo os mesmos incentivados a utilizar essa ferramenta tanto nas atividades no núcleo como em outras que os jovens venham a desenvolver na comunidade.

Os Jornais do ProJovem são publicações trimestrais produzidas pelos jovens, com uma tiragem de 750 exemplares por escola, em parceira com a ONG Comunicação e Cultura. É uma iniciativa que aposta na capacidade do jovem se expressar perante seus pares e sua comunidade.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Informativo da Qualificação Profissional

09 a 15 de agosto:

quarta-feira, 4 de agosto de 2010