terça-feira, 10 de agosto de 2010

ProJovem Urbano Fortaleza participa da Mostra, Jovem!


O ProJovem Urbano Fortaleza participa da 1ª Mostra de Produções do ProJovem Urbano - Mostra, Jovem! - que acontece no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília nos próximos dias 11 e 12 de agosto. O evento faz parte das comemorações do Dia Internacional da Juventude, celebrado no dia 12 de agosto, e conta com sessões de diferentes gêneros teatrais, música, dança, artes circenses, esquetes, entre outras apresentações, além de oficinas de debate sobre produção artística, palestras e seminários para os professores.

O objetivo da Mostra Jovem é proporcionar a interação e a troca de experiências entre os jovens que participam do Programa nos diversos estados do País onde o ProJovem Urbano é executado, além de possibilitar que os jovens expressem sua criatividade. A exposição também será aberta à participação dos alunos egressos do ProJovem Original.

Os jovens do ProJovem Urbano Fortaleza apresentam a peça teatral “O Pau de Santo Antônio” e os Fanzines e Jornais produzidos durante o Programa. Confira as Sinopses:

1. Peça teatral “O Pau de Santo Antônio”

A peça teatral “O Pau de Santo Antonio” foi produzida por ocasião de uma atividade interada do tema “Juventude e Cultura” e apresentada numa feira cultural do núcleo.

A peça retrata uma tradicional festa da cidade de Barbalha, focando a fé popular, a tradição, o folclore e a alegria do povo cearense. As cenas mostram a procissão de Santo Antônio e a lenda do “Pau de Santo Antônio”, segundo a qual todas as moças solteiras que buscam um casamento ao tocar no tronco da árvore, conhecido mais como o “Pau de Santo Antônio”, se casarão em breve. Com muito humor os alunos retratam este costume da cultura popular do interior de nosso Estado.

2. Fanzines e Jornais

Fanzines e jornais são estratégias de educação e comunicação utilizadas no ProJovem Urbano de Fortaleza, desde o início do Programa, com o duplo objetivo de proporcionar experiências significativas com a língua escrita e do exercício ativo da comunicação, situando os jovens como sujeitos comunicantes, possibilitando que sua voz chegue aos seus pares e à sua comunidade, de modo geral.

As Oficinas de Fanzine são uma estratégia para habilitar os jovens do Programa a se perceberem como agentes de comunicação, sendo os mesmos incentivados a utilizar essa ferramenta tanto nas atividades no núcleo como em outras que os jovens venham a desenvolver na comunidade.

Os Jornais do ProJovem são publicações trimestrais produzidas pelos jovens, com uma tiragem de 750 exemplares por escola, em parceira com a ONG Comunicação e Cultura. É uma iniciativa que aposta na capacidade do jovem se expressar perante seus pares e sua comunidade.

Um comentário:

Projovem Aracaju disse...

Olá, somos do Projovem de Aracaju, gostariamos de trocar experiências. Nosso blog: projovemaju.blogspot.com