sexta-feira, 6 de março de 2009

PROJOVEM URBANO ABRE TURMA PARA JOVENS SURDOS


O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) de Fortaleza contará, a partir de abril, com a primeira turma especial para pessoas com deficiência auditiva. As matrículas para esta turma acontecerão nos dias 09, 10 e 11 de março no Centro de Atendimento aos Surdos, das 14 às 20 horas (confira o endereço abaixo).

Os critérios para participar do programa são: o jovem deve ter entre 18 e 29 anos, não ter concluído o Ensino Fundamental e saber ler e escrever. No ato da matrícula é necessário apresentar apenas carteira de identidade, comprovante de residência (original e cópia dos dois) e certificado de escolaridade.

Os jovens que se matricularem terão acesso à formação básica, qualificação profissional e participação cidadã, além disso, os jovens que apresentam freqüência efetiva recebem uma bolsa mensal no valor de 100 reais. Os professores que ministrarão as aulas para a turma de jovens surdos terão conhecimento em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. As aulas do Projovem Urbano começam no dia 06 de abril.

Segundo a intérprete Ádila Silva Araújo a língua dos sinais é uma forma de comunicação mais efetiva que a corporal ou de mímicas. “A mímica não consegue transmitir todas as palavras que o aluno quer passar, com a língua dos sinais fica mais fácil essa interação entre eles” alerta. Ádila afirma ainda que, mais que divulgar e aprimorar a língua dos sinais entre os surdos, a iniciativa ampliará a visão de mundo dos jovens que muitas vezes vivem isolados.

Última Semana - Esta é também a última semana para os demais jovens da cidade se inscreverem no Programa. Os 24 pólos de matrícula continuam funcionando até o dia 13 de março. O Projovem Urbano tem como prioridade a inclusão dos jovens na cidadania, a ampliação do acesso à cultura e a qualificação profissional em formação inicial. Ao final de 18 meses, os jovens recebem certificado de conclusão do Ensino Fundamental e de Qualificação Profissional Inicial.

Serviço

Matrículas do Projovem Urbano para jovens surdos

Data: 09,10 e 11 de março

Horário: 14 às 20 horas

Local: Centro de Atendimento aos Surdos (CAS) - Av. Rui Barbosa, 1970 – Aldeota

Mais Informações pelo telefone 3247.1913

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá pessoal, meu nome é Suelen, sou do município de Paranacity - Paraná, estou criando um blog para o pessoal do Projovem e pesquisando na internet achei vcs.. Ainda estamos nos organizando aqui, são poucos alunos, mas todos com muito ânimo e vontade de aprender.. Visitem nosso blog tbm.. www.projovemparanacity.blogspot.com!! Grande abraço!

Mostra Cultural Projovem Urbano Salvador disse...

Em primeiro lugar Parabéns pelo blog, está lindo e muito completo.

Somos de Salvador,e gostaria de trocar algumas experiências, fazer algumas perguntas...

Enfim, para que possamos caminhar juntos nessa trajetória Projoviniana.

esse é o link do nosso blog, ainda estamos engatinhado...
http://projovemurbanosalvador.blogspot.com/

aguardo resposta.

Att, Leila Guimarães Q.P. e Projovem Urbano Salvador