TEMA: VIOLÊNCIA CONTRA MULHER NÃO É O MUNDO QUE A GENTE QUER.
TODAS NOSSA MENINAS FORAM PRESENTEADAS COM 01 TOALHINHA FEMININA LILAZ BORDADA:GUERREIRAS , NECESSAIRES E PULSEIRINHAS LILAZ.E VÁRIOS INFORMATIVOS DE MOVIMENTOS DE MULHERES,ADORNOS DE GELADEIRA, CARTILHAS INFORMATIVAS, ETC. (Cometário da professora Carlene - QSP)
No último dia 13/03, os alunos do Tatumundé participaram de uma aula de campo em visita ao Museu do Ceará e conhecimento de alguns pontos históricos localizados no Centro de Fortaleza.
Nossa aula aconteceu como parte de culminância da UFII e tudo transcorreu num clima de muito contentamento por parte dos jovens, salientando que muitos deles sequer conheciam os percursos apontados. Senti-me muito feliz por estar ao lado e registrar momentos de entusiasmo, surpresa diante do "novo" e compreensão do "passado vivo" nas telas, nos utensílios e nas próprias pessoas.
Tal momento porém, só se tornou possivel devido a organização e apoio recebido por parte da coordenação da Participação Cidadã. (Comentário da educadora Elineide Alves)
Um ônibus de linha, fretado pelo projeto Percursos Urbanos, sai da sede do CCBNB rumo a algum ponto de Fortaleza, abrindo veredas, remexendo os trajetos pré-determinados do cotidiano, cavucando a memória da cidade, tencionando diferenças.Essa é a proposta da parceria entre o ProJovem e a ONG Mediação de Saberes, que executa o projeto Percursos Urbanos: proporcionar aos jovens do programa um outro olhar sobre a cidade, os cidadãos e a vida que neles habita. Para os meses de março e abril a parceria que se abre aponta para a necessidade da leitura e dos espaços que a acolhem: bibliotecas, salas de leitura e outros.A saída dos ônibus acontecerá sempre no mesmo horário, 13:30, observando as datas e os núcleos abaixo:
Datas
Núcleo
05/03
Sérvulo Mendes / Moreira Sena
12/03
Melo Jaborandi
26/03
Creuza do Carmo / Martins Filhos
02/04
Maria de Lourdes / São João Batista
16/04
Angélica Gurgel / Matos Dourado
Fotos da participação do núcleo Melo Jaborandi
"O ônibus chegou pontualmente na escola as 13:30hs e fomos ao Centro Cultural Banco do Nordeste, onde os 34 alunos presentes tiveram a oportunidade de conhecer todos os quatro andares do espaço cultural, incluindo auditório, salões de exposições e a biblioteca física e virtual, onde alguns fizeram suas fichas de acesso a biblioteca e ficaram encantados em saber que todas as atrações eram gratuitas. Os que estavam com crianças ficaram de retornar aos domingos ( programação infantil). Com a chegada da monitora Taís, da ONG Mediação de Saberes, esta esclareceu e promoveu melhor a dinâmica dos alunos.
Nossa segunda visita foi a Biblioteca Menezes Pimentel, onde novamente conhecemos toda a estrutura de uma biblioteca, inclusive o setor de reforma dos livros antigos, além da biblioteca em braile, que segundo os alunos foi o mais interessante de todo o passeio, pois eles tiveram oportunidade de conhecer a leitura em braile e os programas de computador para deficientes visuais, além de todos terem recebeido o alfabeto em braile.
Para encerrar nossa tarde, fomos ver o final do pôr do sol na Praia de Iracema ( Ponte dos Ingleses ou Ponte Metálica), e mais uma vez os alunos ficaram encantados com tanta beleza e tiraram bastante fotos.
Retornamos ao colégio às 19hs e embora todos nós estivéssemos muito cansados, os alunos adoraram o passeio e já questionavam quando haveriam outros." (Comentário da Assistente Social Ana Beatriz)
No dia 03 de março, os alunos do núcleo Francisco Nunes/João Hildo visitaram a exposição do pintor cearense Antonio Bandeiras no Espaço Cultural Unifor. "Além de tranquila, a visita foi muito interessante. Os alunos comentaram que a atividade ajudou a motivá-los e tirá-los da rotina, visto a carência desse tipo de espaço no bairro onde moram." (comentário do Professor Júnior Borges)
O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) de Fortaleza contará, a partir de abril, com a primeira turma especial para pessoas com deficiência auditiva. As matrículas para esta turma acontecerão nos dias 09, 10 e 11 de março no Centro de Atendimento aos Surdos, das 14 às 20 horas (confira o endereço abaixo).
Os critérios para participar do programa são: o jovem deve ter entre 18 e 29 anos, não ter concluído o Ensino Fundamental e saber ler e escrever. No ato da matrícula é necessário apresentar apenas carteira de identidade, comprovante de residência (original e cópia dos dois) e certificado de escolaridade.
Os jovens que se matricularem terão acesso à formação básica, qualificação profissional e participação cidadã, além disso, os jovens que apresentam freqüência efetiva recebem uma bolsa mensal no valor de 100 reais. Os professores que ministrarão as aulas para a turma de jovens surdos terão conhecimento em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. As aulas do Projovem Urbano começam no dia 06 de abril.
Segundo a intérprete Ádila Silva Araújo a língua dos sinais é uma forma de comunicação mais efetiva que a corporal ou de mímicas. “A mímica não consegue transmitir todas as palavras que o aluno quer passar, com a língua dos sinais fica mais fácil essa interação entre eles” alerta. Ádila afirma ainda que, mais que divulgar e aprimorar a língua dos sinais entre os surdos, a iniciativa ampliará a visão de mundo dos jovens que muitas vezes vivem isolados.
Última Semana - Esta é também a última semana para os demais jovens da cidade se inscreverem no Programa. Os 24 pólos de matrícula continuam funcionando até o dia 13 de março. O Projovem Urbano tem como prioridade a inclusão dos jovens na cidadania, a ampliação do acesso à cultura e a qualificação profissional em formação inicial. Ao final de 18 meses, os jovens recebem certificado de conclusão do Ensino Fundamental e de Qualificação Profissional Inicial.
Serviço
Matrículas do Projovem Urbano para jovens surdos
Data: 09,10 e 11 de março
Horário: 14 às 20 horas
Local: Centro de Atendimento aos Surdos (CAS) - Av. Rui Barbosa, 1970 – Aldeota