SEMINÁRIO PROTAGONISMO JUVENIL CONSTRUINDO CIDADANIA
LOCAL: Auditório do IMPARH, Av. João Pessoa, 5809 – Damas
DATA: 30 de Setembro de 2011
HORÁRIO: 18:00 às 21:30
“A juventude tem direito a participação popular como exercício de cidadania dentro dos espaços existentes na cidade, e na ausência destes, A juventude tem o dever e o desafio de organizar-se para que estes sejam construídos”.
Protagonismo Juvenil é o termo usado para designar que o Jovem pode e deve exercer o papel principal em qualquer processo, tambem na Construção da Cidadania. Nossa Juventude precisa tomar consciência de que ser cidadão e exercer sua cidadania,com responsabilidade , respeito solidariedade,e justiça é comprometer-se com o que acontece na vida da comunidade, da cidade e do País,e a construção desta cidadania nos remete a um desafio diário nas lutas travadas em nossa sociedade. .
O Programa de Inclusão de Jovens – PROJOVEM URBANO consciente de seu papel transformador dá a grande importância ao protagonismo dos jovens e à cidade como espaço educativo. Daí podermos afirmar que o desenvolvimento da juventude de Fortaleza também é responsabilidade nossa.
Currículo Integrado do PROJOVEM:
A Dinâmica do Projovem, caracterizada pelo trabalho com as três dimensões, Ensino Fundamental, Qualificação Profissional, e Ação Comunitária, tem conseguido abranger vários anseios de nossa juventude como formação educacional crítica, numa didática onde existe uma linha tênue entre os conteúdos e sua aplicação prática na vida dos alunos. Formação qualificada para o trabalho, no conceito deste como atividade criativa do ser humano, e não simplesmente formação para o mercado de trabalho formal. E no âmbito da participação popular da juventude várias ações vem sendo realizadas como; palestras, seminários,conferências e os planos de ação comunitária, onde vem motivando os jovens a terem uma participação mais qualificada nas discussões que envolvem as politicas de juventude de nossa cidade. Neste seminário conversaremos sobre o despertar da juventude para participação,organização e perspectivas de atuação frente a busca do exercício pleno de sua cidadania.
TEMAS E ANIMADORES
- Despertando para participação nos movimentos sociais e as perspectivas diante dos limites e possibilidades de uma sociedade desigual
Anderson da Silva Lima – (ex aluno do Projovem, Integrante do movimento Vítimas da Sociedade – VDS; e da CIA Bate Palmas do Conj. Palmeiras.
Sávia Augusta Oliveira Régia – (Membro do Movimeto “Fala Sério” , Estudante de Pedagogia, Arte Educadora e Educadora Popular).
- Participação e Ocupação dos Espaços Públicos e nas Decisões das Politicas Públicas no cenário atual.
Monica Sillan (Assistente Social e Educadora de Participação Cidadã do Projovem , Presidente do CEDCA e do Conselho Municipal dos Assintente Social , coordenadora da FACC).
- Desafios na tarefa de mobilização da juventude no contexto educacional.
Osmar Rufino Braga( Educador Popular, Pedagogo, Mestre e Doutorando em Educação pela UFC)
APOIO: Equipe de Coordenação do Polo II - Daniel Magalhães, Maria Aury, Sergio Roberto. Rua: Ministro José Américo, 624 – Parque Iracema. Fone: (85) 3452-1816.
Nenhum comentário:
Postar um comentário