Nesta quinta (21), cerca de 4 mil jovens estudantes do Programa Nacional de Inclusão dos Jovens - ProJovem Urbano de Fortaleza participam da solenidade de formatura das turma, a partir das 18h, no Ginásio Paulo Sarasate. Além dos formandos, professores, coordenadores do Programa, estarão presentes o secretário Nacional de Juventude, Beto Cury, o secretário Municipal de Juventude, Afonso Tiago Nunes de Sousa, os representantes das Secretarias Municipais que fazem parte do Núcleo Gestor do ProJovem e os titulares das Secretarias Regionais de Fortaleza.
Os estudantes ingressaram no Programa em abril do ano passado. Durante o ProJovem, eles assistiram a aulas curriculares do Ensino Fundamental, participaram de práticas iniciais de qualificação profissional nas áreas de Alimentação, Construção e Reparos, Metalmecânica, Telemática, Turismo e Vestuário, e desenvolveram atividades na comunidade, por exemplo, campanhas educativas de sensibilização dos moradores a respeito de temas, como sexualidade, saúde da mulher, preservação do meio ambiente, combate às drogas e à violência urbana. Além disso, os jovens produziram jornais escolares e participaram de eventos culturais e sociais realizados na cidade.
O estudante Claugivan Gonçalves, 22 anos, participou do Arco deTurismo. “Depois que terminar o Projovem, quero ajeitar o meu currículo e me preparar para algumas empresas. Não posso perder as oportunidades que estão sendo oferecidas. Próximo ano, vou voltar para o Ensino Médio. Agora, não posso mais parar”, destaca.
A assistente social professora do Programa na Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e na Escola Economista Hilberto Silva, na Regional III, Mauritânia Nunes de Melo, afirma que o Programa estimula uma nova visão profissional e pessoal do professor. “O nosso papel não se limita apenas a dar as disciplinas curriculares, nós temos que ser amigos, companheiros, conversar e incentivar nossos alunos”, comenta Mauritânia.
Saiba mais
O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), realizado em parceria com o Governo Federal, possibilita que jovens entre 18 e 29 anos concluam o Ensino Fundamental e tenham uma iniciação profissional, intervenção na comunidade e formação em informática. Em abril deste ano, 4.232 jovens concluíram o curso e, em maio, foram abertas 7 mil novas vagas. Os cursos de qualificação profissional são desenvolvidos em convênio com o Instituto Federalde Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e em parceria com o curso de Economia Doméstica da Universidade Federal do Ceará (UFC). De 2005 a 2008, o ProJovem Original beneficiou 19.283 jovens.
O Programa implementou também dois laboratórios móveis de metalmecânica e telemática e dois laboratórios fixos: CozinhaEscola, localizada no Centro de Cidadania do Conjunto Ceará, e Laboratório de Turismo, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Caça e Pesca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário