terça-feira, 2 de setembro de 2008

Terceira Edição dos Jornais

Caros Educadores,

Nós, da Coordenação Municipal, fizemos uma avaliação do produto da segunda edição dos jornais e constatamos que o conteúdo melhorou bastante, isso nos mostra que o processo está se aproximando do que pensamos para esse trabalho com o jornal. Mas, constam em alguns jornais situações já ocorridas na primeira edição que pensamos não ser condizentes com a nossa proposta para o jornal.

  • A não autoria dos jovens em algumas matérias (chegamos a encontar um texto copiado do nosso blog);
  • Páginas inteiras copiadas da internet (por mais que em alguns casos sejam o próprios alunos que contribuam com isso, não é justo que eles percam um espaço que eles têm para publicizar a suas idéias para textos encontrados na internet, que é espaço já tão visitado);
  • Piadas com conteúdo preconceituosos (no caso com mulheres e negros);
  • Desperdício visível de espaço;
  • Textos sem assinatura.
Um dos intuitos do Programa é que os jovens possam se organizar, através do ProJovem, e ter um espaço para desenvolver o senso crítico em torno da sociedade e exercer a sua cidadania. O jornal é um instrumento que viabiliza isso através da escrita, portanto o trabalho em ele em sala de aula tem que convergir com esse preceitos e não afastar os jovens do processo.

Um comentário:

Magno disse...

não sei o pq de um site (no futuro)se temos um blog...