terça-feira, 29 de abril de 2008

Um breve histórico do ProJovem


( aula inaugural em julho de 2005)


O Programa funciona em Fortaleza desde julho de 2005 e consiste num curso de 12 meses consecutivos, que promove a formação integral dos jovens, por meio de atividades de formação escolar, qualificação profissional e desenvolvimento de ação comunitária. Além da docência em área do conhecimento específica do ensino fundamental, os professores são capacitados para apoiar e avaliar o desenvolvimento integral dos jovens, numa ação colaborativa com os demais docentes do Núcleo e de profissionais da área de formação profissional e da assistência social sediados na Estação Juventude. Para tanto, contam com formação inicial e continuada, além de materiais didáticos estruturados de acordo com as diretrizes curriculares do Programa. A formação dos professores é realizada por uma equipe de educadores vinculados à Universidade Federal do Ceará (UFC), por intermédio de projeto de extensão.

As Três dimensões do ProJovem

O princípio fundamental do ProJovem é o da integração entre formação básica, qualificação profissional e ação comunitária, tendo em vista a promoção da eqüidade e, assim, considerando as especificidades de seu público: a condição juvenil e a imperativa necessidade de superar a situação de exclusão em que se encontram os jovens no que se refere aos direitos à educação e ao trabalho. O Programa aproveita intensamente a cidade como espaço educador, incentivando estudos do meio, pesquisas de campo, participação em eventos, visitas e intervenções em locais diversos: a própria comunidade a que pertencem os jovens, além de empresas produtivas, órgãos públicos de prestação de serviços, centros culturais, associações e outros espaços de participação política e manifestação cultural.

* A Educação Básica

Partindo sempre de uma perspectiva interdisciplinar e integrada a Educação Básica integra as diversas áreas específicas do conhecimento (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Língua Estrangeira) a partir de eixos temáticos que são desenvolvidos em cada unidade formativa de duração trimestral. Desse modo, temos os seguintes eixos integradores: Juventude e Cidade; Juventude e Trabalho; Juventude e Comunicação; Juventude e Cidadania.


* A Ação Comunitária

A Ação comunitária no ProJovem é desenvolvida por um profissional do Serviço Social que integra a equipe de educadores tem uma carga horária de 50 horas/aula, sendo desenvolvida de modo sistemático durante os 12 meses letivos do Programa, estruturados em quatro unidades formativas, cada uma com a duração de um trimestre.O trabalho da Ação Comunitária na unidade formativa 1, os jovens realizam um levantamento dos principais problemas sociais da comunidade e elaboram um “Mapa de Desafios”. Na unidade formativa 2, planejam as intervenções e constroem como produto o “Plano de Ação Comunitária - PLA”. Na unidade formativa 3, os jovens participam de evento público nas Estações Juventude para socializar os seus Planos.

* A Qualificação Profissional

A Qualificação Profissional no ProJovem constitui-se numa formação inicial para o jovem, despertando sobre as questões atuais do mundo do trabalho e proporcionando noções básicas de um arco ocupacional. O ProJovem Fortaleza oferece os seguintes arcos ocupacionais: Alimentação, Turismo, Telemática, Metalmecânica e Construção e Reparos. Além das aulas teóricas nos núcleos a Qualificação Profissional conta com diversas estratégias para a realização de aulas práticas. Algumas delas:

Atividades práticas nos Laboratórios do CEFET e da UFC


Com as ações nos núcleos, conteúdo e atividades práticas, os laboratórios dessas instituições complementam as atividades da Qualificação Profissional, utilizando técnicas e tecnologias inovadoras e modernas, impossibilitadas ao espaço da escola, proporcionando ao jovem uma visão atual do processo produtivo daquele arco.







Oficinas Locais

Em pequenos estabelecimentos comerciais próximos à moradia dos jovens as oficinas acontecem nos 80 bairros que o Programa atende. Nessas atividades os jovens observam o processo produtivo daquele equipamento, proporcionando um incentivo profissional na sua comunidade.

Visitas Técnicas

As visitas visam proporcionar aos jovens uma vivência em instituições e empresas de grande porte que trabalham com os arcos ocupacionais escolhidos no Programa, na perspectiva de visualização da realidade de estabelecimentos dessa amplitude.

Laboratórios Móveis

Os Laboratórios circulas nos Núcleos, de segunda a sábado e proporcionam atividades práticas, sobretudo, aos jovens que têm dificuldade em freqüentar as aulas de segunda a sexta em outros turnos.

Guia de Qualificação Profissional da Juventude

A partir da necessidade de informações sobre o mundo do trabalho para os jovens, buscou-se catalogar, informar e divulgar tais informações. O resultado desse trabalho foi o Guia de Qualificação Profissional da Juventude, com dicas de balcão de empregos, cursos, oportunidades e formações, procurando as iniciativas mais próximas ao perfil do aluno do ProJovem.